Páginas

Bom, tenho notado que muitas pessoas tem dúvidas quanto a Goma Xantana, elemento muito usado na culinária sem glúten. Por isso, resolvi fazer uma postagem para tentar explicar do que se trata.
Li algumas reportagens e juntei um pouco de cada para poder ajudar.
Vamos lá...
Primeiro vamos entender o que é o glúten...
O glúten é uma proteína que está presente no trigo, na cevada, no centeio, na aveia e no malte. Ele é responsável pela maciez e elasticidades nas massas.
Como na cozinha sem glúten, nós temos que tirar esta proteína, os pães tendem a ficar mais cascudinhos e secam mais rápido, e também ficam mais esfarelentos, muitos deles de um dia para o outro ressecam tanto a ponto de não conseguirmos mais comer. É ai que entra a Goma Xantana.
O uso da goma xantana evita que isso aconteça, ou pelo menos, retarda este acontecimento.
A Goma Xantana é um polissacarídeo obtido naturalmente pela fermentação da bactéria Xanthomonas Campestris. É um aditivo bastante utilizado na indústria farmacêutica e alimentícia como estabilizante, espessante e emulsificante.
Como na culinária sem glúten, geralmente temos que misturar mais de um tipo de farinha para obtermos um bom resultado nas receitas, o uso da goma xantana, vai permitir que a mistura de farinhas tenha características semelhantes a farinha com glúten pois será possível conservar os gases resultantes da fermentação, permitindo um pão fofo e consistente.
Então, resumindo o que falamos acima, o uso da Goma Xantana na culinária sem glúten, não é essencial, mas faz muita diferença, pois nossos pães ficam com uma textura mais fofinha, não esfarelam tanto, e duram mais tempo.
Eu particularmente não fico sem, noto uma enorme diferença nos pães feitos com e sem Goma Xantana.
Espero que a postagem tenha sido esclarecedora.
Abraços!

Eu costumo comprar desta marca, encontro em lojas de produtos naturais.


Retiro da embalagem e coloco em um potinho com tampa bem fechadinha.


0 comentários:

Postar um comentário