Páginas

Boa tarde!
Tudo bem com vocês? Fazendo muitas gostosuras?
Bom, por aqui os dias andam bem corridos, ando fazendo bastante coisinhas, testando receitas, mas quase não estou tendo tempo para preparar as postagens. Mas hoje, tirei um tempinho para mostrar a vocês o bolo que fiz no aniversário de minha filha.
Este ano não fizemos festinha, mas perguntei a ela se ela queria algo especial para comer, e ela meio entristecida, respondeu..."Mãe, se eu pudesse comer, gostaria de um bolo daqueles que são decorados com "Bis" branco ao redor.
Que mãe aguenta escutar isso? Bom, eu não.
Comecei a pesquisar uma maneira de fazer este bolo para ela sem glúten. O Bis eu não poderia usar, pois contém glúten. Então vi na net algumas idéias bem legais, e meti a "mão na massa".
E ficou perfeito, ela amou, e eu? Gente, até em escrever a postagem de hoje estou emocionada, ver o rostinho de felicidade dela, os olhinhos cheios de lágrimas de satisfação, fez valer a pena a noite mal dormida por ficar pesquisando receitas.
Fiquei imensamente feliz, o bolo ficou muito saboroso, para o meu paladar, confesso que achei muito doce, por ter sido feito somente com chocolate branco. Mas minha filha queria assim, e ela disse que estava perfeito, então fiquei feliz.
Vou mostrar como fiz...


Primeiramente preparei o pão de ló...
Bom, o pão de ló, preparei uma receita que aprendi no curso online no site EDUK, da chefe Carla Serrano, apesar de ter sido um curso grátis, não sei se posso compartilhar a receita aqui no blog, na dúvida, para não ter problemas com meu blog, decidi não compartilhar.
Mas tenho uma outra receita de pão de ló, que já fiz para minha filha e que fica muito bom também, não foi esta que usei para fazer o bolo, mas acho que ficaria muito bom também.
Esta receita que vou deixar aqui é da Elisa Soares, ela tem um canal no YouTube chamado "Celíacos, um dia de cada vez".
Então vou deixar esta receita da Elisa aqui para vocês, caso vocês não tenham receitas de pão de ló.

Ingredientes:
4 claras
4 gemas
8 colheres (sopa) de suco de laranja ou de água
2 xícaras (chá) de farinha preparada (receita AQUI)
1 1/4 xícaras (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
Preparo:
Bata as claras em neve e reserve.
Bata as gemas com o suco (ou a água) até virar um ponto tipo neve, acrescente o açúcar. Depois acrescente a mistura de farinhas até ficar homogêneo.
Em seguida, acrescente o fermento e bata mais um pouco. Por último, acrescente as claras em neve, devagar e delicadamente. Forre o fundo de uma forma com papel manteiga e unte as laterais com manteiga, e leve ao forno pre aquecido 180º para assar, quando estiver dourado em cima está pronto. Deixe esfriar e desenforme.


Depois de frio e desinformado, cortei o bolo ao meio e fiz o seguinte recheio...

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de margarina
6 colheres (sopa) de leite em pó
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 barra de chocolate branco 170g (usei da marca DoParke)
Preparo:
Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até derreter o chocolate e virar um creme, um pouco mais mole do que ponto de brigadeiro.
Para rechear, coloquei uma das partes do bolo dentro da forma na qual o bolo foi assado, espalhei este creme no bolo, depois por cima do creme, coloquei pedacinhos de chocolate branco picado. 
Coloquei a outra parte do bolo por cima do recheio, cobri com papel filme, levei a geladeira e deixei gelando por 2 horas.



O chocolate que usei foi este DoParke

Bom, para fazer os tais "Bis", comprei Wafers da marca Schar, um ótimo produto, recomendo.
Banhei com muito cuidado no chocolate branco, digo com cuidado, pois o wafer é muito sensível e fica soltando farelinhos no chocolate, então para que não ficasse feio fiz com calma.
Como foi a primeira vez que fiz, não cortei os wafers, mas vi uma amiga fazendo um bolo no mesmo estilo e ela cortou os wafers ao meio, com jeitinho para não esfarelar, achei que ficou mais delicado, pois ficaram mais fininhos. O próximo bolo que eu fizer neste estilo vou tentar fazer como ela fez.
O chocolate que usei para banhar foi o Harald (que até esta data a embalagem informa não conter glúten)
Banhei os wafers e os coloquei em papel manteiga para secar. Ficou perfeito, minha filha disse que seria legal eu fazer de vez em quando para ela comer puro, kkkk,espertinha.
Depois que o bolo gelou, desinformei novamente, passei chocolate em volta para que conseguisse grudar os wafers no bolo, usei o mesmo chocolate que banhei os wafers.
Esta etapa tem que ser rapidinho, pois se o chocolate secar não gruda os wafers, como em minha região faz bastante frio seca bem rapidinho.




Para cobrir preparei brigadeiros de chocolate branco...

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de margarina
1 barra de chocolate branco sem glúten 170g (usei DoParke)

Preparo:
Coloque tudo em uma panela e leve ao fogo até que desgrude do fundo da panela, ponto de brigadeiro para enrolar.
Despeje em um prato untado e leve a geladeira para esfriar. Depois de frio, enrole e passe no chocolate granulado branco. Preste bastante atenção para comprar todos os ingredientes sem glúten.
Espalhei brigadeiros por cima de todo bolo e pronto.


Minha filha ficou muito feliz com o resultado do bolo, e eu muito mais, por poder proporcionar isso a ela.
Espero que sirva como sugestão a vocês.
Tenham uma excelente tarde seguido de um final de semana maravilhoso.
Beijos fiquem com Deus!!!

0 comentários:

Postar um comentário